Fitoterapia

Ervas medicinais: 10 tipos que curam

Capim-cidreira

Esta erva de folhas compridas, que lembram o dinheiro, é excelente para preparar um delicioso chá no final da tarde, porém não apenas isto! Ela também possui características medicinais e serve como diurético, controla os gases intestinais, auxilia na digestão e possui efeito tranquilizante.

 

Carqueja

Esta planta medicinal também não foi completamente explorada e conhecida porém, até no qual se entende, possui características bastante benéficas ao corpo: é diurética, antianêmica, vermífuga, anti-inflamatória e purifica o sangue, entre tantas outras.

 

Erva-doce

Similarmente conhecida como Anis-verde, é similarmente uma erva medicinal que pode ser usada para má digestão, gases, dor de abdômen ou artrite. Entre suas principais características estão atuação expectorante, um excelente fortalecedor, cicatrizante, tranquilizante e diurético.

 

Cravo

Embora de ser bastante utilizado na culinária, a especiaria oriundo da Indonésia possui muitas características medicinais, como antisséptico, cicatrizante, antifúngico, antibacteriano, antioxidante, analgésico, anti-inflamatório e tranquilizante.

 

Eucalipto

Esta amplo veio de troncos lisos e altos, é similarmente muito benéfica. Pode ser utilizado o óleo para inalação ou massagem, ou por isso o chá das folhas. Possui casa anti-séptico, expectorante, aromática, descongestionante, expectorante e fortificante.

 

Alho

Estimado por alguns e enjeitado por mais, o conhecido tempero utilizado em muitas receitas similarmente é um excelente medicamento natural - além de ter uma lindeza fantástico!. O alho possui vitaminas A, C, B6 e B1 e os minerais selênio, manganês, ferro, magnésio, fósforo, cobre e potássio. Além disso ele estimula o recebido de músculo, fortalece o sistema imunológico, batalha resfriados, possui atuação desintoxicante, auxilia a moderar a dextrose no sangue, entre outros.

 

Aloe Vera

Bastante conhecida aqui no Brasil como babosa, possui características tanto para a saúde como para a beleza. Além de servir para hidratar os cabelos e pele, ela também possui características regenerativas e curativas, sendo uma excelente escolha para queimaduras.

 

Arnica

Esta erva das montanhas da Europa foi bastante conhecida na medicina tradicional e se perpetuou por meio de dos séculos, sendo nos dias de hoje um fitoterápico bastante conhecido. Além da personalidade de combater contusões, torções, hematomas e processos inflamatórios, é similarmente excelente cicatrizante e analgésica. Ela pode ser usada no pós-operatório, tanto da medicina humana quanto da veterinária.

 

Camomila

Uma das plantas medicinais mais antigas, é bastante usada em infusões. Entre suas principais características estão alívio de dores de fole, auxilia a dormir melhor, relaxa os músculos, auxilia nas cólicas menstruais, batalha resfriados e gripes e estimula o sistema imunológico, entre outros.

 

Hortelã

Esta planta se adapta bastante bem a muitas situações, podendo tranquilamente ser cultivada em um vaso dentro de casa. É muito robusto e também auxilia a aromatizar o lugar. Analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, digestiva, anestésica e expectorante, estão entre as suas principais características medicinais.